sábado, 5 de março de 2011

Já visitou uma árvore esta semana?

Uma boa notícia: o Ano Internacional das Florestas arrancou oficialmente no início do mês de Fevereiro por iniciativa da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que adoptou a Resolução A / RES / 61/ 93, em 20 de Dezembro de 2010, declarando 2011 como Ano Internacional das Florestas. Esta iniciativa auxiliará à mobilização da comunidade mundial para se juntar e trabalhar com os governos e outras instituições, organizações internacionais e grupos civis, assegurando que as florestas sejam utilizadas de modo sustentável pelas gerações actuais e futuras.

A má notícia: se tem vontade de celebrar a causa com uma visita a todas as árvores classificadas no país, provavelmente não vai ter tempo. São mais de 400. No site da Autoridade Florestal Nacional encontra a morada das árvores monumentais e de interesse público de norte a sul do país. No entanto, não é preciso ter pressa pois algumas sobrevivem mais de 2000 anos…
Que comece pelo menos a viagem…
1 Se está no Norte, ali perto de Melgaço vá à Casa Azul, Lugar da Porta em Cristoval, ver um gigantesco azevinho verdadeiro (já sabe que é proibido arrancar uma amostra por se tratar de uma espécie protegida!)
2. Siga para Viseu, tire a fotografia ao lado do Carvalho do Presépio, no Mosteiro, em Castro Daire.
 3. Se quer saber quando mede uma sequóia-gigante com 100 anos visite a Quinta do Alarcão, na Guarda.
4. Passe por Fátima, pare na azinheira grande como lhe chamam os peregrinos. Foi classificada em 2007.
5. Para ver um sobreiro com 500 anos, bata à porta da Quinta da Sobreira Quinhentista, em Cantanhede.
6. Há um pinheiro polvo na Mata Nacional de Leiria. Não podemos dizer mais.
7. Se quer uma aventura nos arredores de Lisboa, tente encontrar o dragoeiro da Academia Militar da Amadora. A sua resina vermelha era conhecida pelas propriedades medicinais.
8. Está agora para os lados S. Lourenço, em Setúbal? Repare com as oliveiras milenares no km 26,6 da EN 10.
9. Porque nem todos os eucaliptos são invasivos, tente contar os que têm cegonhas entre o km 28 e o km29 da EN253 (Álcacer do Sal).
10. Siga para o Algarve. Esta é uma árvore amiga das crianças, pelo menos dos alunos da Escola E.B 2 e 3 do Algoz, em Silves. A oliveira de 1500 anos costuma fazer parte dos trabalhos de casa. …


Para se estar bem informado…

 Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma directa, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Vivas, as florestas são capazes de movimentar biliões de euros todos os anos, mas infelizmente o abate é bastante comum em todo o mundo.
A ideia é promover, durante os próximos 12 meses, acções que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem uma utilização equilibrada pode causar uma série de prejuízos para o planeta como a perda da biodiversidade, o agravamento das mudanças climáticas, o incentivo a actividades económicas ilegais e até a ameaça à própria vida humana.