sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Biblioteca Municipal Rocha Peixoto - Biblioteca associada da UNESCO

Celebração do 23º aniversário do edifício da atual Biblioteca Municipal: Descerramento de Placa Comemorativa  
 
 
Para assinalar o seu 23º aniversário e a adesão à Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO, como reconhecimento do seu papel de mediadores de informação junto da comunidade, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto organizou um programa de atividades especial.
 
 
 


 
 

 

A escritora Lídia Jorge é a vencedora por unanimidade do Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura 2014




"Questões fundamentais do nosso tempo" em Lídia Jorge - Cultura - Notícias - RTP
Clique para ver  Vídeo

"A escritora Lídia Jorge é a vencedora por unanimidade do Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura 2014. O júri considerou que a escritora portuguesa consegue "criar uma relação e vínculo de união entre Portugal e Espanha". E destacou o "valor da sua obra literária, que aborda algumas das questões fundamentais do nosso tempo"." in RTP notícias  Teresa Nicolau/José Rui Rodrigues. Saiba mais aqui


quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Uma história Maravilhosa para todas as idades!

 "O Paraíso são os outros"  inaugura  uma colecção de contos de Valter Hugo Mãe

 
Autor: Valter Hugo Mãe
                                       Ilustrador: Esgar Acelerado
 
 
"Reparo desde pequena que os adultos vivem muito em casais. (...) O amor constrói. Gostarmos de alguém, mesmo quando estamos parados durante o tempo de dormir, é como fazer prédios ou cozinhas para mesas de mil lugares. Mas amar é um trabalho bom. A minha mãe diz"
 

Oracia - Uma capacidade linguística a desenvolver

Se queres ser um BOM ALUNO, sê um bom OUVINTE!

 
O termo Literacia, de acordo com o estudo  PISA (Programme for International Student Assessement) designa a capacidade de cada indivíduo compreender, usar e de refletir sobre os textos escritos, de modo a atingir os seus objectivos, a desenvolver os seus próprios conhecimentos e potencialidades e a participar activamente na sociedade (M.E., 2001a). Este é um conceito que se reveste de uma enorme importância, uma vez que é condição de cidadania, de não exclusão no mundo contemporâneo. Outro conceito próximo, que surge associado a este,  ainda que de forma mais discreta, o de Oracia reflete igualmente, uma necessidade emergente em plena Sociedade da Informação. Assim, partindo da definição de literacia, "Oracia" será a  capacidade de cada indíviduo de compreender, usar e refletir os textos orais, com os mesmos objetivos. Neste conceito tal como no de literacia podemos distinguir duas ações: "em compreensão" ou em "produção".
Focando-nos agora, na Oracia em compreensão, no "saber ouvir" (capacidade de concentração, processamento/assimilação da informação(*) e na necessidade desta capacidade ser desenvolvida mobilizando algumas estratégias, saiba aqui mais sobre  " The HEAR strategy".
 


 (*) (Cox, 1991:127).

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Read & Write for Google

Uma excelente ferramenta criada com o objetivo de otimizar a capacidade de ler e escrever dos alunos, sendo um ótimo recurso para alunos com dificuldades de aprendizagem e de leitura.

Read & Write for Google
 

Alguns dos aspetos a evidenciar nesta ferramenta:

Permite ler em voz alta as palavras, passagens ou documentos inteiros acompanhando a locução com highlight (marcador fluorescente);
Explica novos termos utilizando texto e fotografias;
Traduz textos para outros idiomas;
Fornece sugestões para a palavra digitada ou a digitar pelo utilizador;
Ajuda a realçar texto em documentos na web e transcrever para outros documentos;
Permite simplificar e resumir textos da Web.