segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Livros imperdíveis #2



– Que quer dizer "cativar"? – perguntou o Principezinho.

– É algo quase sempre esquecido pelos homens – disse a raposa. - Significa "criar laços"...
– Criar laços?
– Exatamente - disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um menino inteiramente igual a cem mil outros meninos. Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo...
Se tu me cativares, a minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros, que me chamará para fora da toca, como música.
E depois, olha! Vês, lá longe, o campo de trigo? Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. Mas será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará com que me lembre de ti e dos teus cabelos de ouro. E eu amarei o barulho do vento no trigo...


Antoine de Saint-Exupéry, in O Principezinho (Texto com supressões)

Sem comentários:

Enviar um comentário